Dia dos namorados!!! Um presente mais que especial…

30 05 2012

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Conheça os benefícos da banana

29 05 2012


Leia a matéria completa clicando no link abaixo:

http://idmed.com.br/alimentacao-saudavel/conheca-os-beneficios-da-banana.html





Chia – Sabe como ela age?

17 05 2012

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Chia – A queridinha da vez.

17 05 2012

Está na moda e promete milagres. Emagrece, dá energia, riquíssima em vitaminas, concentração, memória, músculos…. a mídia tem divulgado muitos benefícios para a Chia. Mas até que ponto isso tudo é verdade? Em quem acreditar? Quanto tomar? Quando tomar? Sou gestante, amamento, tenho problemas de saúde. E ai?

Bom, minha primeira dica, como sempre, é não acreditar em tudo que aparece por ai. Emagrecer 2Kg em 3 dias não bom pra sua saúde, é tentador, mas te garanto que te trará mais prejuízos que benefícios. A segunda é procurar um NUTRICIONISTA de sua confiança para te ajudar a encontrar o melhor horário e a melhor quantidade para você, ok!

Vamos lá!

A Chia é uma semente mexicana usada desde antes de Cristo com o intuito de aumentar a resistência, energia e força necessária sob condições extremas de calor intenso e escassez de água e alimentos.

Emagrece?

Sim, ela como toda fibra reduz a absorção de gorduras e carboidratos, reduzindo assim as calorias ingeridas, além de ajudar no funcionamento intestinal  isso tudo influencia muito na redução de peso. Mas também tem outra propriedade, quando entra em contato com líquido ela forma uma capa em gel que aumenta seu volume dando uma sensação de saciedade mais rápido.

Regula o intestino?

Sim, justamente pelo alto teor de fibras, mas para isso é necessário ingerir bastante água, se não o efeito é contrário. 100g de chia tem 13,6g de fibra, pra você ter noção precisamos de 25 a 30g de fibras por dia. (essa medida é para adultos sem nenhum problema de saúde, ok!)

100g de chia = aproximadamente 7 colheres de sopa

Auxilia no tratamento de diabetes?

Assim como toda fibra, já que reduz a absorção de carboidratos evitando picos da glicemia.

Ômega 3:

Ela é rica em ômega 3 então melhora concentração, memória, deixa a pele mais bonita, previne doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, envelhecimento precoce, minimiza os danos causados pelos raios UV, poluição, evita depressão e aumenta a absorção de muitos nutrientes. Estudos comprovaram que gestantes que consumiram ômega 3 durante a gravidez tiveram filhos com Q.I. mais alto do que as que não consumira. Uma colher de sopa cheia tem aproximadamente 2 g de ômega 3.

Cálcio:

Intolerante a lactose que agradeçam. É uma ótima e confiável fonte de cálcio, uma porção de 25g (aproximadamente 2 colheres de sopa) tem cerca de 21% da necessidade diária de cálcio. Ele é importantíssimo para formação e manutenção de ossos e dentes, e ainda ajuda na contração muscular, regulação hormonal.

Ferro:

Ferro não falta. Uma porção atende 67,8% das necessidades diárias de ferro. Então ela previne e trata anemia ferropriva, faz bem pro coração. Para idosos ou crianças que tem dificuldade de ingerir um volume maior de alimentos fonte de ferro (vegetais ver escuros) é perfeito. Mas atenção, ela não substitui só evita que você tenha a deficiência, o ideal é consumir de tudo, tanto os vegetais quanto a chia.

Proteína:

Um dos vegetais que oferecem uma quantidade relevante de proteína, é a que tem maior teor de proteína se comparada com outros cereais como milho, arroz, aveia, cevada e trigo. Então se você pratica atividade física ou é vegetariano ela é ótima.

Magnésio:

Ela também é fonte de magnésio que é essencial para o funcionamento cerebral e ligações cognitivas. Uma porção oferece 27,9% das nossas necessidades diárias.

Vitamina A:

Com 20% das nossa necessidades diárias de vitamina A, uma porção de chia melhora o sistema imunológico, protege a pele o os olhos.

Potássio:

É uma boa fonte de potássio (6,4% das necessidades diárias/porção). Diminui os episódios de câimbras e ainda ajuda no tratamento da hipertensão.

Vitaminas do Complexo B:

Ela são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso, metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas fazendo com que nosso corpo funcione melhor. A chia é fonte dessas vitaminas também. (13% das necessidades diárias de niacia , 4,6% das de riboflavina e 30% das de tiamina/porção).

Antioxidante:

Ela possui ácido cafeico e ácido clorogênico. Sabemos que não há nada melhor que os antioxidantes para combater a ação dos radicais livres, envelhecimento celular e várias doenças, inclusive o câncer.

Manganês:

Participa da síntese de várias reações enzimáticas, estimula o crescimento dos ossos e tecido conjuntivo. Ótimo para crianças e idoso. A porção contém 63,5% das necessidades diárias.

Zinco:

Atua na imunidade, paladar, olfato, visão, liberação de hormônio do crescimento e formação do colágeno. Uma porção tem 12,3% das necessidades diárias de zinco. Precisa de mais alguma coisa?

Cobre:

Que facilita a absorção de ferro, formação da hemoglobina, melhora a imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno. Uma porção tem 30,5% das necessidades diárias.

 

Deu pra perceber que ela realmente é muito benéfica, mas quem pode utilizar?

Praticamente todas as pessoas podem. Se você tem algum problema de saúde, é criança, gestante ou nutriz deve sempre ingerir com acompanhamento de NUTRICIONISTA. Só este profissional qualificado poderá determinar a quantidade e horários adequados para que você não tenha prejuízos.

Quanto tomar?

Se você faz acompanhamento com nutricionista ele fará os cálculos e determinará a quantidade que você deve tomar. Se não faz, utilize no máximo duas colheres de sopa rasa por dia, cada uma em um horário diferente. Não vai exagerar.

Como utilizar?

Pode colocar no leite, suco, iogurte, água…

Ela não tem um sabor muito forte. Mas cria um gel então é bom misturar e tomar na hora. Não deixar guardado.

Ela é encontrada em forma de semente, farinha e óleo. A farinha pode ser usada igual a semente. E o óleo pode ser colocado na salada no lugar do azeite, no pão substituindo a margarina e se preferir pode bater colocar no leite, suco e vitamina também.

Qual o melhor horário pra tomar?

Muitos profissionais tem indicado 30 minutos antes do almoço e 30 minutos antes do jantar. É um bom horário, pois vai te ajudar a consumir menos alimentos durantes essas refeições. Eu indico da seguinte maneira: tomar uma porção no horário que você sentir mais fome, mais vontade de comer doces, antes de dormir se tiver o hábito de acordar de madrugada para comer, porque vai ajudar a reduzir a essa vontade. E a outra porção antes de uma das grandes refeições (almoço e jantar).

Mas é sempre bom alternar esses horários porque como toda fibra ela diminui a absorção de alguns nutrientes (vitaminas e minerais), se você toma sempre no mesmo horário vai ficar sem muitos nutrientes daquela refeição, entendeu. Se toma cada dia em um horário consegue absorver os nutrientes de todas as refeições.

Outra informação importante é: Não fique o resto da vida tomando só a Chia. Tem outros cereais que também são muito bons para a saúde, mas que não estão na moda, nem são muito falados pela mídia. Então, tome por 3 meses, depois troque por outro, depois volta a tomar de novo. Assim você consegue aproveitar o que cada um tem de melhor.

Use com moderação, com ajuda de um profissional qualificado. Se não tem condições de pagar um nutricionista para te indicar a quantidade e o horário procure uma loja que tenha um nutricionista para te explicar como fazer, hoje temos muitas lojas de produtos naturais que tem nutricionista para atender os clientes.





Drenagem Linfática Manual

15 05 2012

A famosa Drenagem Linfática Manual que promete resultados incríveis, além de relaxar o cliente ser realizada com cuidado e por um profissional capacitado, já que estimula a circulação artério-nervosa, circulação linfática e circulação a nível de tecido conectivo. Sem os devidos conhecimentos o cliente poderá ter muitos prejuízos com a saúde e não ver tanto resultado como deveria.

Recebo muitas perguntas por email, facebook e até mesmo dos pacientes no consultório. Então resolvi sanar algumas delas aqui.

Quais são as reais ações da Drenagem Linfática Manual?

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é superficial, ela ajuda a remover os líquidos, ativa a linfocirculação permitindo que a linfa penetre na mesma e diminui a tensão da pele.

 

DLM doi?

Não, ela não pode causar dor. O cliente sente uma pressão e pode ficar com hiperemia (vermelhidão) por ação dos cremes e óleos usados. Mas não pode sentir dor, nem ficar com hematomas depois da massagem. Se está sentindo dor, provavelmente o procedimento está sendo feito de maneira errada.

 

Quais são as indicações da DLM?

Pode ser aplicada em diversos tratamentos, por exemplo:

– Acne após as extrações.

– Rosácea

– Celulite, pois promove um aumento da circulação no local, ativando o metabolismo do adipócito diminuindo parcialmente seu tamanho. É importante realizar a DLM após estimulação circulatória, por exemplo com o uso de ultra-som, corrente elétrica. Para maior resultado deve ser realizado juntamente com a Massagem Sueca.

– Cicatrizes, remodelando o tecido cicatricial, podendo se resolver a longo ou curto prazo. Temos também ótimos resultados com estrias.

– Envelhecimento, já que elimina as substâncias que dificultam a atividade vital das células.

– Pós operatório, pois ajuda a drenar o edema e favorece a rápida regeneração da pele e dos tecidos afetados.

 

Existe alguma contraindicação?

Sim, são elas:

Câncer

Uso de marcapasso

Trombose

Febre e infeção

Insuficiência cardíaca

E outros

Existem alguns clientes que devem tomar cuidado e fazer somente com orientação e acompanhamento médico para evitar o aparecimento de qualquer problema, são eles:

Gestante

Hipertensos

Hipotireoidismo

Hipertireoidismo

Uso de pinos e placas

Diabetes

Insuficiência cardíaca

E outros

 

Fique atento..

A Drenagem Linfática Manual é ótima, traz resultados incríveis, mas deve ser realizada por porfissional qualificado, ok!





Emagrecer para ficar mais inteligente

14 05 2012

Segundo pesquisadores da Universidade de Kent, nos Estados Unidos pessoas que perdem peso ganham memória e capacidade de concentração. Os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica apresentam melhora significativa da memória. A equipe constatou que ao perder peso as pessoas além de melhorarem a  memória e a concentração, melhoram a sua capacidade de resolver problemas.

Os cientistas consideram que muitos fatores que acompanham a obesidade, tais como pressão alta, diabetes tipo 2 e apneia do sono podem danificar o cérebro, mas são de certa forma reversíveis. “Uma das coisas que nós sabemos é que, conforme os indivíduos se tornam mais saudáveis do ponto de vista cardiovascular, a saúde de seu cérebro também melhora” – conclui um dos pesquisadores.





Chazinho para gripe ou resfriados

9 05 2012

Gripe, resfriado, dor de garganta, dor de cabeça, nariz entupido. O friozinho chegando e esses sintomas vem com tudo.

Pra prevenir nada melhor que uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e minerais. A vitamina C é ótima e nem precisa de muito esforço, basta temperar os alimentos com cebola e alho, comer laranja, acerola, caju, goiaba, morango…

Mas se mesmo assim a gripe te pegou tem algumas receitinhas de chás naturais que podem ajudar a melhorar.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de gengibre picado em rodelas

Suco de 1 limão

1 xícara de água filtrada

Se você for mais corajoso pode colocar também 1 ou 2 dentes de alho. O sabor fica mais forte, mas o resultado vem mais rápido

Modo de preparo:

Caramelizar o açúcar, colocar o limão e o gengibre. Deixe ferver por 1 minuto e deixe descansar por 2 minutos e beba ainda quente.

Não ferva muito para não perder as propriedades nutricionais dos alimentos e não esqueça de beber ainda quente.