28 09 2012

Uma combinação perfeita!

Refrescante e nutritivo. O suco de melão com kiwi é também muito saboroso.

Veja abaixo alguns dos benefícios desse suco.

Melão contém vitamina A e C que previnem a formação de radicais livres e contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. É fonte de vitaminas do completo B que participam do metabolismo energético, manutenção de glóbulos vermelhos e mantém o sistema nervoso saudável. É rico em ferro, por isso auxilia na prevenção e tratamento de anemia; cálcio, fósforo que atuam na formação de ossos e dentes e, potássio que promove construção muscular e corporal e produção de energia. O melão é também um ótimo diurético, e elimina as toxinas presentes no organismo. Previne o surgimento de gota, artrite, acdose e doenças renais, é calmante, contribui para a regulação do ciclo menstrual e eliminação de coágulos de sangue, ativa a circulação. Tudo isso com apenas 30Kcal/100g.

O Kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.
A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina agem atenuando às rugas da pele.
Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo.

BLOG: https://junutri.wordpress.com/

Receita:
1 Kiwi médio + 2 fatias de melão médias + 100ml de água.
Bata tudo no liquidificador.
E pronto!!!

 





Batata – saborosa e muito saudável

26 09 2012

Quando você pensa em batata qual a primeira imagem vem a sua mente?

Se for essa  ai em cima está na hora de mudar seus hábitos e começar a aproveitar o que a batata tem de melhor.

Vista como vilãs das dietas a batata é consumida com culpa pela maioria das pessoas, mas não precisa ser assim, se preparada da maneira correta você aproveita todos os benefícios sem interferir na balança.

Está duvidando? Veja abaixo alguns dos benefícios de consumir batata.

 

Ela possui uma proteína chamada patatina que ajuda na formação da membrana celular mantendo-a íntegra, além de ser um potente antioxidante. Além desde ainda é rica em quercetina, flavonóides e vitamina C que também são antioxidantes.
Os antioxidantes são essenciais para a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e muito mais.

Batata contém triptofano e lítio que auxiliam em quadros de depressão.

É rica em vitaminas do complexo B, principalmente vitamina B6, importantíssima para o funcionamento do Sistema Nervoso Central e formação de células no organismo, além de estar envolvida em mais de 100 reações enzimáticas.

Ela não é tão calórica assim, uma porção de 100g tem aproximadamente 58Kcal.

As fibras ajudam no fluxo intestinal, reduz absorção de glicose (então está liberada pra diabéticos), diminui a absorção de gordura…

Kukoamines, essa substância de nome estranho ajuda a reduzir a pressão arterial em hipertensos.

Contém melatonina que melhora o sono e epinefrina que alivia o estresse.

É fonte de vitamina K, responsável por tornar os vasos sanguíneos mais elásticos, prevenindo doenças cardiovasculares.

Contém 2,1% de proteína de alto valor biológico, boa qualidade e fácil digestão.

Mas para aproveitar tudo isso é bom que ela seja cozida ou assada e com casca. Se você não gosta da casca é só retirar quando ela já estiver pronta. Nunca cozinhe ou asse descascada para não perder os nutrientes, ok!
Não vou te proibir de comer batata frita, mas você tem que me prometer que vai evitar. No máximo uma vez por mês, ok!

É importante saber também que ela não deve ser consumida crua, pois contém piritina, uma proteína que precisa de calor para amolecer. Se consumida crua, pode até causar náuseas.

 

E ai? que tal batata pro almoço de amanhã?





Entrevista – Tv Universitária – Benefícios da batata

19 09 2012

 

Batata!!! Minas Gerais é o estado que mais produz batata no Brasil.

Quer saber os benefícios de consumir batatas?! Acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=-IkARo9OSsQ&list=UUX7XTFTZmkJQVOGneI33rug&index=7&feature=plcp

A matéria começa aos 10minutos e 10 segundos do vídeo, ok!
Mas vale a pela ver o vídeo todo…





Entrevista – Tv Universitária – Frutas!!!

19 09 2012

 

Hidratação!!! As frutas contribuem bastante.

Assista ao vídeo da reportagem a Tv Universitária – UFU

http://www.youtube.com/watch?v=M4I-na4PhMU&feature=bf_prev&list=UUX7XTFTZmkJQVOGneI33rug





Entrevista – Tv Paranaíba – Benefícios do peixe

19 09 2012

 

 

 

 

 

 

Semana do peixe faz vendas crescerem

Assista ao vídeo da reportagem:
http://tvparanaiba.portalp10.com.br/player.php?id=12423





Semana do Peixe incentiva o consumo da carne em MG

6 09 2012


Estamos na semana de incentivo ao consumo de peixe…
Como prometi, segue abaixo o link da reportagem com valor nutricional, preços e até uma receita deliciosa!!!

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-1edicao/t/triangulo-mineiro/v/semana-do-peixe-incentiva-o-consumo-da-carne-em-mg/2124521/





Semana de incentivo ao consumo de peixe!!!

5 09 2012

Fui convidada para gravar uma reportagem sobre o peixe pela Tv Integração (afiliada da Rede Globo) hoje, mas como o vídeo ainda não saiu e o assunto é interessante aqui estão algumas dicas. Assim que o vídeo estiver disponível no site eu posto para vocês, ok!

 

Saudável, saboroso e leve…
Tudo o que você precisava, não é verdade.

 

Aqui em minas, mais precisamente em Uberlândia, o consumo de peixe ainda é muito baixo, eu acredito que iremos aumentar muito, mas ainda deixamos a desejar quando o quesito é peixe. É recomendado que se coma de 3 a 4 vezes por semana, mas aqui a maioria consome menos que uma.

Os benefícios dos peixes são inúmeros. Veja abaixo algumas das principais razões para consumi-los.

1. Proteína de alto valor biológico e de fácil digestão – Uma proteína completa como a de outras carnes, mas que o organismo consegue digerir com a facilidade de um vegetal.

2. Rico em gordura insaturada – Até os peixes mais gordos são saudáveis. A gordura insaturada é quebrada mais facilmente em nosso organismo, gerando energia mais rápido e o melhor não agride o coração.

3. Você pode escolher os mais calóricos, que contém mais que 15% de gordura (sardinha, salmão…), os com pouca gordura (8%) que são congro, cavala, truta e os menos calóricos que contem menos que 1% de gordura (bacalhau, atum fresco, pescada).

4. Ricos em vitaminas A, D, E e K, especialmente os mais gordos. Essas vitaminas são antioxidantes, contribuem para a absorção de cálcio, protegem o coração, ajudam na coagulação… são vários benefícios.

5. Não podemos deixar de falar do ômega 3. Ele protege dos problemas cardíacos e circulatórios, pois reduz a formação de coágulos e o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de trombose, infartos e outros. São convertidos em prostaglandinas, um potente agente anti-inflamatório. Além disso atua no sistema nervoso central contribuindo para concentração, memória, motivação, habilidades motoras, agilidade, alivia o estresse e ainda previve o mal de Alzheimer e cansaço em idosos.

6. Rico em cálcio, fósforo e vitamina D, que juntos atuam na formação e manutenção de ossos e dentes.

7. Quer engordar ou emagrecer? Não importa, temos peixes adequados para cada necessidade. Os mais calóricos como sardinha contém cerca de 230Kcal/100g enquanto a tilápia ou o dourado só 75Kcal/100g.

 

Os peixes deve ser comprados, preferencialmente, frescos, mas podem ser armazenados por até 6 meses se congelados.

Para comprar é simples. Escolha um que esteja com a carne firme a pressão dos dedos, branca a rosada (dependendo do peixe), os olhos devem estar brilhantes e salientes, as escamas bem aderidas a pele e as guelras vermelhas.

 

Dois dos peixes mais saudáveis são o pirarucu e o tambaqui. Que tal prepará-los no jantar de hoje?