O fim do sofrimento dos diabéticos…

15 02 2011

Pelo menos em partes….

A vida do portador de diabetes já não é fácil e ainda há alguns profissionais da saúde que pioram a situação restringindo a alimentação a quase nada.

Eu venho para contar algo que foi estabelecido desde 1980 pelas as Associações Americana e Britânica de Diabetes. Isso mesmo, a mais de 30 anos e ainda tem alguns profissionais que não aderiram a este tratamento muito mais simples e eficaz já que o paciente não precisa limitar seu consumo e pode ingerir sem culpas doses certas de carboidratos, isso inclui doces e açúcar.

Mas isso não deve ser uma desculpa para a ingestão exagerada de doces, açúcares, gorduras e afins. Até porque nem as pessoas saudáveis podem fazer isso.

Segundo o Manual Oficial de Contagem de Carboidratos para Profissionais da Saúde do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes o diabético pode consumir a mesma quantidade de carboidratos que uma pessoal saudável, assim como de fibras e gorduras apenas as proteínas devem ser restringidas somente se houver algum problema renal (que é bastante comum no diabetes).

Os carboidratos devem ser preferencialmente os integais por conterem maior quantidade de fibras e assim evitar picos na glicemia e também por ajudarem na redução de colesterol plasmático, além de serem muito mais saudáveis apresentando mais vitaminas que os refinados.

Os carboidratos simples podem ser ingeridos desde que façam parte da contagem de carboidratos e essa não exceda o limite tolerado pelo paciente. Cada calculo é individual.

Pode-se perceber, então o quanto é importante que a contagem de carboidratos seja feita e não somente uma lista de proibidos e permitidos. Até porque até as proteínas, mesmo que de forma menos “agressiva” que os carboidrato, também elevam a glicemia e devem ser contabilizadas.

Deixo, então, meu recado aos portadores de diabetes, familiares, amigos que procurem um nutricionista qualificado para que o cálculo de contagem de carboidratos seja feito e assim as refeições seja um momento de prazer. E ai profissionais de saúde que ainda não a fazem, que se interem do assunto e facilitem a vida de seus pacientes.


Ações

Information

Uma resposta

2 05 2012
Fuja do Diabetes « Nutrição, Saúde e Estética

[…] mais sobre dibetes aqui: Diabates Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso […]

Deixe um comentário