Semana de incentivo ao consumo de peixe!!!

5 09 2012

Fui convidada para gravar uma reportagem sobre o peixe pela Tv Integração (afiliada da Rede Globo) hoje, mas como o vídeo ainda não saiu e o assunto é interessante aqui estão algumas dicas. Assim que o vídeo estiver disponível no site eu posto para vocês, ok!

 

Saudável, saboroso e leve…
Tudo o que você precisava, não é verdade.

 

Aqui em minas, mais precisamente em Uberlândia, o consumo de peixe ainda é muito baixo, eu acredito que iremos aumentar muito, mas ainda deixamos a desejar quando o quesito é peixe. É recomendado que se coma de 3 a 4 vezes por semana, mas aqui a maioria consome menos que uma.

Os benefícios dos peixes são inúmeros. Veja abaixo algumas das principais razões para consumi-los.

1. Proteína de alto valor biológico e de fácil digestão – Uma proteína completa como a de outras carnes, mas que o organismo consegue digerir com a facilidade de um vegetal.

2. Rico em gordura insaturada – Até os peixes mais gordos são saudáveis. A gordura insaturada é quebrada mais facilmente em nosso organismo, gerando energia mais rápido e o melhor não agride o coração.

3. Você pode escolher os mais calóricos, que contém mais que 15% de gordura (sardinha, salmão…), os com pouca gordura (8%) que são congro, cavala, truta e os menos calóricos que contem menos que 1% de gordura (bacalhau, atum fresco, pescada).

4. Ricos em vitaminas A, D, E e K, especialmente os mais gordos. Essas vitaminas são antioxidantes, contribuem para a absorção de cálcio, protegem o coração, ajudam na coagulação… são vários benefícios.

5. Não podemos deixar de falar do ômega 3. Ele protege dos problemas cardíacos e circulatórios, pois reduz a formação de coágulos e o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de trombose, infartos e outros. São convertidos em prostaglandinas, um potente agente anti-inflamatório. Além disso atua no sistema nervoso central contribuindo para concentração, memória, motivação, habilidades motoras, agilidade, alivia o estresse e ainda previve o mal de Alzheimer e cansaço em idosos.

6. Rico em cálcio, fósforo e vitamina D, que juntos atuam na formação e manutenção de ossos e dentes.

7. Quer engordar ou emagrecer? Não importa, temos peixes adequados para cada necessidade. Os mais calóricos como sardinha contém cerca de 230Kcal/100g enquanto a tilápia ou o dourado só 75Kcal/100g.

 

Os peixes deve ser comprados, preferencialmente, frescos, mas podem ser armazenados por até 6 meses se congelados.

Para comprar é simples. Escolha um que esteja com a carne firme a pressão dos dedos, branca a rosada (dependendo do peixe), os olhos devem estar brilhantes e salientes, as escamas bem aderidas a pele e as guelras vermelhas.

 

Dois dos peixes mais saudáveis são o pirarucu e o tambaqui. Que tal prepará-los no jantar de hoje?

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: