Anfetamina, Sibutramina?? O que você prefere?

6 10 2011

A ANVISA proibiu, nesta terça-feira, a venda de emagrecedores a base de anfetamina (femproporex, anfepramona e manzidol) eles deverão ser retirado do mercado em 60 dias e os pacientes em tratamento com estes devem ser reavaliados. Mas manteve a permissão da venda de sibutramina, mas para isso é necessária a ampliação do controle. Agora o pciente e o médico deverão assinar um termo de informação sobre a eficácia e segurança do medicamento.

 

E você, o que acha disso? Para poder responder é importante saber o que são e quais efeitos causam em seu organismo.

Anfetaminas:

O consumo pode provocar hiperatividade e uma grande necessidade de movimento, podendo aumentar a atenção e concentração (bastante usada por estudantes). Além disso diminuem o sono e a fome (por isso auxiliam no emagrecimento). Também são usadas no tratamento de epilepsia, Parkinson, narcolepsia e danos cerebrais em crianças

O estado de excitação nervosa, euforia, loquacidade e aumento do grau de confiança, pode resultar numa diminuição da auto-crítica. Mas esses efeitos podem se tornar negativos, mais rápido do que se imagina, então a pessoa apresenta fadiga, depressão, apatia ou agressividade (ocasionalmente).

O consumo de anfetaminas pode provocar sede, transpiração, desidratação, diarréia, taquicardia, aumento da tensão arterial, náuseas, má disposição, dor de cabeça, tonturas, vertigens, sono conturbado e pouco reparador. São freqüentes tiques exagerados e anormais da mandíbula ou movimentos estereotipados. Nos casos de perda de apetite devido ao uso constante de anfetaminas, poderá correr o risco de desenvolvimento de uma anorexia nervosa, desnutrição e até morte.

Uma dosagem muito alta pode provocar inquietação, alucinações, aumento da temperatura corporal, taquicardia, náuseas, vômitos, cãibras abdominais, fortes dores no peito, insuficiência respiratória e cianose, aumento da circulação sanguínea, dificuldade de micção, perda de consciência, convulsões e morte.

 

Sibutramina:

A sibutramina age em duas partes do sistema nervoso central: no centro do apetite e no da saciedade. Ambos estão localizados na região do hipotálamo. A droga reduz a captação do neurotransmissor responsável pelo apetite (noradrenalina) e do que causa sensação de saciedade (serotonina), Isso impede que os neurotransmissores entrem nos neurônios. Por isso a pessoa fica com menos apetite e sente mais saciedade, porque os neurônios estão banhados de serotonina e noradrenalina.

Ela é indicada para o tratamento da obesidade quando a perda de peso está clinicamente indicada, deve ser usada em conjunto com dieta e exercícios, como parte de um programa de peso, QUANDO SOMENTE A DIETA E OS EXERCÍCIOS COMPROVAM-SE INEFICIENTES. (Isso significa que você deve tentar dieta e exercícios antes de tomar a sibutramina)

Não é indicada para menores de 18 anos, com problemas cardíacos e renais, tendo em vista a ausência de estudos clínicos. Pacientes com hipertensão dever ser monitorados pois a sibutramina pode elevar os níveis pressóricos.

Pode prejudicar julgamentos, pensamentos ou habilidade motora. Além disso podem causar dor de cabeça, secura da boca, insônia, dor nas costas, vasodilatação, taquicardia, hipertensão, palpitações, anorexia, constipação, aumento do apetite, náusea, dispepsia, vertigem, parestesia, dispnéia, sudorese, alterações do paladar, dismenorréia, convulsões.

Paciente tratados com sibutramina apresentam mais resfriado, sinusite, doenças do aparelho auditivo.

 

Não posso negar que esse medicamento são bem atraentes e oferecem um resultado muito rápido, mas como você puderam ver os benefícios trazem com eles vários efeitos bem desagradáveis. Então eu te apresento algo que mudará sua vida!

A reeducação alimentar!!!

Já ouviu falar dela?

Com reeducação alimentar você atinge o seu objetivo, independente de qual ele seja. Você quer emagrecer? Quer engordar? Quer tratar diabetes? Hipertensão? Doença renal? Tudo isso e muito mais você trata com reeducação alimentar. E de bônus ainda ganha cabelo bonito, hidratado, brilhante, pele saudável, com aparência de mais jovem (prevenção de envelhecimento precoce), sem acne, unhas fortes. E principalmente previne doenças, muitas doenças, dentre elas diabetes, hipertensão, doença renal, gastrite, refluxo, câncer (a maioria deles) etc, etc, etc.

Com a reeducação alimentar você aprende a comer e não passa fome (como passaria com essas dietas de revistas), pelo contrário você se sente saciado o dia todo e não fica com o “estômago pesado” como ficaria se tivesse comido demais.

Com ela você garante o aporte adequado de vitaminas e minerais o que te dará mais saúde.

Alimentos tem poderes que você nem imagina. Além disso tem os fitoterápicos, que são naturais e oferecem bem menos riscos.

Risco da reeducação alimentar:

…..

NENHUM!!! Isso mesmo não existe risco.

E ai?

Qual você vai escolher? Um medicamento que faz efeito, mas tem muitos efeitos indesejáveis (ajuda de um lado e atrapalha de outro) ou uma reeducação alimentar que faz com que você atinja seu objetivo e ainda te traz mais uma série de benefícios.

 

Procure um nutricionista, peça orientação. Pode acreditar, essa é a melhor escolha.

 

REFERÊNCIAS:

Slideshare

Folha UOL

BULA

Anúncios

Ações

Information

7 responses

6 10 2011
Hevoise F Papini

Show, Juliana!
Falou tudo!! Parabéns!

7 10 2011
Juliana Nascimento

Obrigada Hevoise,
Estava na hora de mudar o foco da discussão, né!
Afinal de contas o melhor “medicamento” é a reeducação alimentar!!!

7 10 2011
Hevoise F Papini

Pois é! Uma coisa tão simples e as pessoas continuam focando no que não funciona…

7 10 2011
Juliana Nascimento

Muitas vezes por não procurarem o profissional adequado para tal…

19 07 2012
ana

eu tomei e amei,perdi 20 kilos num mes

23 07 2012
Hevoise Fátima Papini

20 quilos em um mês?? Você é aceitável que não tenha noção dos danos que causou ao seu organismo, mas é melhor vc não contar o nome desse médico que fez isso com vc, pq, certamente, ele será chamado no CRM.

24 07 2012
Juliana Nascimento

É… realmente não vale a pena.. afinal não somos somente PESO, não é verdade!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: