Jabuticaba

21 09 2011

De origem brasileira a jabuticaba inspira muitas receitas de dar água na boca. E além de muito saborosa (tanto em receitas como in natura) é muito nutritiva.

A casca e a polpa contém pectina, uma fibra que age no combate ao coleterol. A pectina também auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos, à medida que são ingeridos (Atenção Diabéticos!!!É indicada para reduzir as taxas de açúcar no sangue). Auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na função biliar.

A jabuticaba é rica em antocianina um antioxidante do grupo dos bioflavonóides que e muito mais potente que a vitamina E e vitamina C, assim combatem radicais livres responsáveis por causar inflamações, intoxicações, infarto, doenças degenerativas, câncer.

A antocianina ainda protege e estimula a repação dos tecidos ricos em colágeno dando mais firmesa e elasticidade a pele (evitando rugas, estrias), as paredes das artérias (prevenindo doenças cardiovasculares). Protegem também as células cerebrais auxiliando na memória e combate a sensibilidade. Dá um gás nas defesas do organismo, mais disposição e resistência física.

Para os diabéticos a antocianina auxilia na estabilização da taxa de açúcar no sangue.

Cada grama de jabuticaba (segundo a UNICAMP) tem 314mg de antocianina, mais que a uva (227mg) e a amora (290mg). Não descarte as cascas pois a antocianina é encontrada principalmente nelas.

Essa frutinha ainda é rica em FERRO que ajuda no combate a anemia; FÓSFORO atua no sistema nervoso melhorando quadros de estresse, formação de energia e sistema imunológico; VITAMINA C que é antioxidante, ajuda na absorção de ferro, previne fadiga crônica, varizes; NIACINA auxilia na prevenção de fraqueza muscular, indigestão, acne, anorexia.

Ela é pouco calórica, aproximadamente 45 calorias por 100g.

PARA CRIANÇAS!!!

Para todos, mas especialmente para elas. Os pais que tem dificuldade de fazer os filhos comerem frutas podem fazer sucos com a jabuticaba. eles ficam com coloração diferentee continuam com sabor e nutrentes.

Pode-se misturar a jabuticaba a qualquer fruta que fica muito gostos.Mas se quiser uma coloração deiferente…

Vermelho: adicione algumas gotas de limão fresco ao suco de jabuticava.

Azulado: bata a polpa e a casca da jabuticaba com abacaxi.

É um pouco complicado encontra jabuticaba para vender (pelo menos aqui em Uberlândia) então uma solução simples para te jabutica sempre é plantar uma jabuticabeira, é possivel encontrar a planta “grande” e com frutos e ainda há aquelas que não crescem muito e podem ficar até na sacada de um apartamento.

FONTE:

Portal da Educação

Anúncios

Ações

Information

2 responses

14 01 2013
Ester

A jabuticaba é nossa, é brasileira!
Vejo por aqui em Portugal os brasileiros correr atrás da framboesa, do mirtilo, da grosélea… como se fossem os melhores antioxidantes do mundo! Sim, com certeza são bons, mas não “os melhores”! Aliás, não existem os melhores! Todos os frutos vermelhos, pretos, azuis, todos são excelentes! Mas a nossa pretinha é, sem dúvida, a mais saborosa! E é só nossa!

15 01 2013
Juliana Nascimento

Isso mesmo.. temos que valorizar nossa terra… A Jabuticaba é excelente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: