Alimentação saudável é alimentação sem graça?

20 09 2011

Engana-se quem pensa que uma alimentação saudável deve ser sem sabor, monótona e sem graça. Para a maioria das pessoas, comer é um momento de prazer e, é bom que seja assim, desde que o prazer não esteja relacionando somente a alimentos supérfluos, com alto teor calórico e de gorduras e poucas vitaminas e minerais.

 Para que sua refeição seja saudável e ainda assim saborosa e prazerosa é necessário que seja completa, variada, harmoniosa e equilibrada. Somente assim a refeição terá quantidade adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras e principalmente de vitaminas e minerais, que são essenciais para o funcionamento adequado de todos os órgão, assim como prevenção de doenças. O segredo é respeitar as porções recomendadas e experimentar novos ingredientes e temperos. Quanto mais colorido o prato for, mais atrativo e nutritivo será.

 Experimente saladas salgadas com frutas doces, por exemplo, uma salada de alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura, pepino e manga, se quiser ousar um pouco mais ainda pode acrescentar morangos, melão, uva. Além de muito saborosa essa mistura ainda fica bastante bonita.

 Os temperos naturais também são uma boa pedida para variar sem precisar usar temperos prontos cheios de sódio e conservantes. Alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, alho, cebola, gengibre, limão, aipo e vários outros podem ser usados para dar um sabor especial a seus pratos.

  O ideal é usar a imaginação e não ter medo de errar.

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