Hidratação – Entrevista ao programa Papo de Butiquim da TV Vitoriosa

18 09 2011

Nessa sexta-feira dia 17 fui convidada a dar uma entrevista no programa, da Rede Vitoriosa, Papo de Butiquim. O primeiro e o segundo bloco foram baseados em hidratação, clima e temperatura. Além de mim foram convidados também o Professor de Climatologia da UFU, Paulo César Mendes e os cantores sertanejos Paulo Cesar e Juliano.

 

A maior parte do corpo de uma pessoa saudável é água, de 60 a 70%. A água participa das reações metabólicas no nosso organismo, é solvente, transporta gases, alimentos e a maioria das vitaminas, participa da produção de saliva, lágrima, da lubrificação das articulações facilitando os movimentos, é importante no processo digestivo e na produção de suor, mantém as secreções nasais úmidas para chegar ar ao pulmão na umidade adequada.

Nós perdemos bastante líquido durante o dia. Pela pele e pelos pulmões perdemos de 700 a 800ml de água por dia, que é uma perda natural e nem percebemos. E ainda tem a perda pelo suor que é de aproximadamente 100ml nos dias normais e, nos dias mais secos e quentes atinge até 2 litros por dia, quando pratica atividade física perde ainda mais. Por isso é muito importante repor.

Ainda perdemos nas fezes e urina. Se não houver uma hidratação adequada as fezes ficam endurecidas e causam diversos problemas como hemorróidas inflamadas e até o câncer. E a urina amarelada e com odor forte pode significar sobrecarga renal e causar, por exemplo cálculos (pedras).

Quando reduzimos de 4 a 5% da quantidade de água, já temos comprometimento de 20 a 30% da capacidade de trabalho do osso organismo.

Crianças até 6 meses de idade com aleitamento materno exclusivo não precisam tomar água.

Um adulto saudável precisa de cerca de 35ml/Kg.

É bom ter atenção especial com obesos que tem o percentual de gordura muito elevado e por isso o de água é menos, então qualquer perda é significativa. Com idosos que perdem o senso de sede e por isso esquecem de beber líquido e ainda tem uma porcentagem menor de água no corpo (40 a 50%). E com crianças que por terem o metabolismo mais acelerado perdem muito líquido.

Não beba água somente quando sentir sede. Faça o cálculo da quantidade de líquido que voe precisa por dia e coloque em garrafinhas perto de você, assim fica mais fácil de contar e controlar se está ingerindo a quantidade correta.

Crianças até 10 anos – 100ml/Kg

até 18 anos – 40ml/Kg

18 a 55 anos -35ml/Kg

55 a 65 anos – 30ml/Kg

mais que 60 anos – 25ml/Kg

 

O que beber?

Água mineral filtrada ou fervida, água de coco, frutas e sucos de frutas, verduras, isotônicos (estes devem ser ingeridos, preferencialmente por atletas e com orientação de nutricionista, já que não são todas as pessoas que podem ingerir – por exemplo, hipertensos e pacientes renais não podem!!!)

 

ATENÇÃO: Todas essa orientações são para pessoas saudáveis e com peso normal. Se você tem alguma patologia procure um nutricionista para te dar as orientações adequadas para seu caso.

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2 responses

18 09 2011
Hevoise Fátima Papini

Parabéns ao programa por ter um nutricionista para esclarecer sobre a hidratação, uma vez que a água é um dos principais nutrientes dos organismos vivos.

25 12 2011
Comi demais no natal, e agora? « Nutrição e saúde

[…] se esqueça também de beber bastante água. Clique aqui para saber o quanto de água tomar. Like this:LikeBe the first to like this […]

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