Refrigerante, você ainda tem dúvidas?

3 08 2011

Se você ainda tem dúvidas de que o refrigerante é nocivo a saúde, então leia este post e saiba o que você está ingerindo.

A composição básica dos refrigerantes baseia-se em:

– Corantes

– Conservantes

– Grandes quantidades de açúcar

– Versões light, diet e zero contém grandes quantidades de adoçantes artiiciais

– Cafeína

– Ácido fosfórico

 

Entenda:

> Um copo de refrigerante equivale a 9 colheres de açúcar.

> Quando tomamos refrigerantes, seja qual for o tipo (normal, diet, light, zero, plus) ocorre um desequilíbrio entre o cálcio e o fósforo, pois no  refrigerante existe muito fósforo e para o organismo processá-lo precisa de cálcio, aumentando assim o risco de osteoporose.

> O “Plus” de vitaminas e minerais, só não conta que também deu um plus na quantidade de sódio (mais que o dobro) em relação ao mesmo produto em sua forma normal. Bem “mais do que você imagina”, não é verdade! A versão zero deste mesmo produto apresenta 180% a mais de sódio que a versão original e 80% a mais que a versão Plus.

> As versões light, diet e plus não contém açúcar, mas são adoçadas com adoçantes artificiais, que (não são proibidos, mas…) podem aumentar a circunferência abdominal e a vontade de comer doces, como dizem alguns estudos. (leia o link )

> A portaria SVS/MS 31, de 13 de janeiro de 1998 que diz em seu item 9.1: “O nutriente deve estar presente em concentrações que não impliquem ingestão excessiva ou insignificante do nutriente adicionado, considerando as quantidades derivadas de outros alimentos da dieta e as necessidades do consumidor a que se destina.” (Nutricore)

> Os refrigerantes tem diversos componentes nocivos à saúde, como por exemplo o ácido fosfórico, que é um ácido que dissolve em poucos dias um osso de galinha. Quer fazer um teste? Passe a língua em volta dos dentes e perceba que o esmalte dentário os deixa completamente lisos. Coloque um pouco de refrigerante de cola na boca e boceje alguns segundos. Após engolir, passe a língua em volta nos dentes. Perceberá que os dentes estao ásperos. O ácido fosfórico nao somente destruiu a saliva como também iniciou a ação no esmalte dentário. Alguns problemas na alimentação e de aparecimento de cáries estão diretamente ligados ao consumo de refrigerantes.
Não se pode afirmar que refrigerantes causam deficiência mineral óssea, mas ao longo dos últimos dez anos o consumo de refrigerantes tem aumentado exponencialmente, e casos crescentes de osteopenia (estágio inicial de osteoporose) e osteoporose são observados em crianças. (Nutricore)

> O meio ácido dos refrigerantes dificulta a absorção de magnésio (um mineral importante para a fixação do cálcio nos ossos, que é mais bem tolerado em meio básico). A cafeína presente nos refrigerantes quando consumido em grandes refeições atrapalha a absorção de algumas vitaminas e minerais. (Nutricore)

 > E não é só isso, se eu fosse escrever tudo poderia publicar um livro…uma coletânea…

Compare:

Suco de laranja = carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C…

Refrigerante = estabilizante ET_XXII, flavorizante F-I, Conservador P-I, Corante C_II, Umectante U-III, acidulante H-III, antioxidante A-I, gás carbônico, açúcar…

 

E ai?!?! Ainda acha uma boa opção?

Opte por sucos, água de coco, água mineral…

 

FONTE:

http://www.forumseculo21.com.br/ppt/0033_refrigerante.pdf

http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com/2011/06/coca-cola-light-plus-uma-nova-tendencia.html

http://www.nutricore.com.br/artigos/ver_nutricore/3


Ações

Information

5 responses

4 08 2011
NutriDaih

Muito bom!
Um abraço

4 08 2011
Juliana Nascimento

Obrigada
Abraço

4 08 2011
Betinha C Fernandes

É preciso divulgar cada vez mais à população. Hábitos alimentares são determinados na infância, primeiros anos de vida.

5 08 2011
Juliana Nascimento

É verdade…
Pena que ainda não é bem assim, mas vamos trabalhando para levar mais orientações a todos…

13 01 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: