Refrigerante engorda?!?!

14 07 2011

Estudo garante que consumo de refrigerante, mesmo diet, leva ao aumento de gordura abdominal.

 Saiu na Veja da última semana uma matéria que diz o seguinte “ Refrigerantes diet aumentam o acumulo de gordura na cintura”, a matéria também fala sobre o aumento dos riscos de diabetes tipo 2, derrame, doenças cardíacas.

A Veja conta sobre uma pesquisa realizada no Texas com 474 adultos durante quase 10 anos. Os voluntários informaram a quantidade de refrigerante diet ingerido por dia e ainda tiveram a circunferência da cintura, altura e peso medidos em quatro momentos diferentes. Após os 10 anos as pessoas que consumiam refrigerante diet periodicamente tiveram aumento 70% maior que os que não consumiam, e os que beberam dois ou mais refrigerantes por dia 500% mais aumento na cintura.

 

Outras matérias já haviam sido publicadas a respeito do refrigerante diet em vários outros sites e muitos outros estudos feitos.

Mas porque isso acontece?

Alguns estudos apontam que o refrigerante pode enganar o cérebro fazendo com que ele acumule mais gordura, outros dizem que aumentaria a vontade de ingerir alimentos altamente calóricos, causada pelo aumento de consumo de adoçantes.

Outro estudo feito com 16 mil indivíduos durante mais de 9 anos não teve resultados diferentes, segundo os autores os voluntários que bebiam uma lata de refrigerante diet por dia apresentaram aumento de 34% do risco de desenvolver síndrome metabólica (conjunção de problemas como resistência a insulina, colesterol elevado, hipertensão, gordura abdominal).

 

Ainda tem mais…

O aspartame contido nos refrigerantes tem capacidade de elevar a glicemia em jejum, prejudicando mais ainda dos portadores de diabetes.

O gás contido no refrigerante (e qualquer outra bebida gasosa) tem capacidade de aumentar em até 50% o volume do estômago, retardando assim a saciedade.

Além de todos os conservantes e corantes contidos no refrigerante ainda encontramos o ácido fosfórico, uma substância que prejudica a fixação de cálcio nos ossos e dentes (atenção, pais que servem essa bebida as crianças, elas estão em fase de crescimento e o cálcio é mais que essencial).

Contém cafeína, péssima para hipertensos e dar insônia.

 

Opte por sucos e frutas que apesar de conterem mais calorias, tem muito mais vitaminas e minerais importantíssimos para se ter qualidade de vida.

 

Veja em outros sites:

Refrigerantes diet aumentam aculo de gordura na cintura

Refrigerante diet engorda?

Refrigerante pode estar relacionado com ganho de peso

 

Anúncios

Ações

Information

2 responses

3 08 2011
Refrigerante, você ainda tem dúvidas? « Nutrição e saúde

[…] > As versões light, diet e plus não contém açúcar, mas são adoçadas com adoçantes artificiais, que (não são proibidos, mas…) podem aumentar a circunferência abdominal e a vontade de comer doces, como dizem alguns estudos. (leia o link ) […]

8 08 2011
Queijos, qual a melhor opção? « Nutrição e saúde

[…] Refrigerante engorda? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: