Maionese, Margarina ou Manteiga? Qual escolher?

9 05 2011

Essa é uma dúvida muito comum no consultório, então decidi postar pra vocês qual a melhor opção.

Muitas pessoas pensam que a maionese é a maior vilã, mas não é bem assim. Para sabermos quais as qualidades e “pecados” de cada uma vamos analisar os rótulos e os ingredientes de cada uma.

Vamos começar, então com os conservantes. A Manteiga é composta basicamente por leite pasteurizado e Cloreto de sódio (sal) sem nenhum aditivo a mais. Ponto pra manteiga.

Quando falamos de calorias 1 porção de maionese (12g) tem 21Kcal enquanto 1 porção de manteiga (10g) tem 74Kcal e 1 de margarina (10g) 72KCal. Ponto pra maionese.

Os carboidratos são mínimos e todos os casos a margarina e a manteiga não tem nada e a maionese tem apensa 1,1g. Ponto pra nenhuma.

Proteína zero pra maionese e margarina e 0,2 pra manteiga. Sem pontos novamente.

Gorduras totais. A maionese tem apensa 1,8g e pra compensar a margarina e a manteiga tem 8g e 8,4g respecitivamente. Pontão pra maionese

Mas precisamos analizar mais profundamente essas gorduras. A Margarina tem 2g de saturada, zero de trans, 2g de monoinsaturada e 3,7 de poliinsaturada. A Manteiga tem 5g de saturada e 0,2 de trans. E a maionese tem 0,3g de saturada, zero de trans, 1g de monoinsaturada, 0,5 de poli e ainda contém 0,1g de ômega 3. Mais uma vez ponto pra maionese, a margarina em 2º lugar e por último  manteiga.

Colesterol. Zero na margarina e zero em alguns tipos de maionese. Mas a Manteiga contém uma quantidade significativa de colesterol, em média 200mg/100g. Ponto pra Margarina e pra Maionese.

Fibra alimentar zero para todas também, mas hoje existem algumas marcas de margarina com fibras, então ponto pra margarina (se tiver fibras, ok!).

O sódio principal responsável pela hipertensão e bem maior na maionese (105mg). A margarina tem 60mg e a manteiga 68mg. Mais um ponto pra margarina.

A margarina ainda tem vitamina A 45mcg descrita no rótulo e a Maionese 3,3mg de vitamina E. Ponto pra elas porque contaram para os consumidores o que tem de bom lá dentro.

Contagem de porntos!!!

A manteiga ficou só com 1 potninho, o dos conservantes. A Margarina ficou com 3 pontos e 1 segundo lugar. E a Maionese com 4 pontos. Dá para perceber que são bastate diferentes e que optar por uma e por outra vai mudar bastante sua qualidade de vida. Se você não consegue deixar a manteiga de lado, então não a consuma todos os dias. A maionese que é a melhor opção também não pode ser usada com exagero, já que em alguns quesitos ela perde, por exemplo o sódio. Hoje há divesas marcas no mercado e basta escolher a melhor opção, tem maionese feitas de leite, com baixo teor de gordura, margarinas com fibras, tem os produtos light que tem menor quantidade de calorias, enfim, são muitas as opções, basta prestar um pouquinho mais de atenção nos rótulos.

Ah! Lembre-se de manter as três em geladeira a 10ºC, ok!

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12 responses

8 08 2011
Queijos, qual a melhor opção? « Nutrição e saúde

[…] Margarina, Maionese ou Manteiga? Qual escolher? […]

25 12 2011
Comi demais no natal, e agora? « Nutrição e saúde

[…] uma quantidade menor de margarina, manteiga, requeijão (ou o que você estiver acostumado). Clique aqui para saber qual é a melhor opção.   Você ainda deve acrescentar uma fruta que vai fazer com que você se sinta saciado por mais […]

9 05 2012
Renato

vou começar uma dieta alimentar , isso vai me ajudar muito , obrigado

9 05 2012
Juliana Nascimento

Que bom que vai te ajudar.
Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

Abraços

16 05 2012
Natalia

Excelente seu post! Me esclareceu muito!

16 05 2012
Juliana Nascimento

Que bom que te ajudou.
Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

Abraços

27 06 2012
Pedro Jungbluth

Na parte de colesterol, você afirma que não tem ponto para nenhuma. Mas a margarina não tem nenhum colesterol, ao contrário das outras duas… acho que errou ai

28 06 2012
Juliana Nascimento

Olá, Pedro.

Hoje já temos no mercado maionse sem colesterol, mas a manteiga estava errado mesmo. A correção já foi feita.
Obrigada

26 07 2012
Zahn

ótimo post, parabéns.

27 07 2012
Juliana Nascimento

Obrigada!!!

23 01 2013
priscilla

legal a comparaçao, na dieta mediterranea existe outra forma de comer o pao tostado: uma capa de azeite de oliva e outra capa de tomate triturado ou cortado no meio e resfregado pelo pao ( em caso de tomates pequenos). e para quem goste de alho,depois da capa de azeite se resfrega um poco de alho tb. uma delicia.

29 01 2013
Juliana Nascimento

O azeite é ótimo. Combinado com tomate e alho melhor ainda!
Ótima dica…

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