Número de brasileiros hipertensos cresce quase 2% nos ultimos 5 anos

26 04 2011

Segundo o ministério da saúde a proporção de brasileiros hipertensos saiu de 21,6% em 2006 para 23,3% em 2010. Revelou também que há maior número de mulheres hipertensas que homem e que esse número é ainda maior de acordo com o envelhecimento. Nos jovens a porcentagem ainda é pequena, mas merece atenção (8%).

 

É considerado hipertensão quando a P.A. (Pressão Arterial) está acima de 14 por 9 (140 por 90 mmHg). Esse aumento da pessão sobrecarrega rins, coração e cérebroe se não tratada corretamente pode causar sérios danos cardiovasculares como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

É possível evitar a hipertenção, mesmo que você seja propenso por hereditariedade. Basta melhorar a alimentação diminuindo o consumo de alientos enlatados(extrato de tomate, milho, ervilha…), embutidos (salsicha, presunto, linguiça…), alimentos industrializados (pizza pronta, lazanha pronta, salgadinhos…), teperos prontos (caldo da galinha e outros que você sabe muito bem, mas não posso falar mal da marca). É só diminuir, não comer todos os dias ou toda semana. Deixe estes alimentos para quando realmente nao der tempo de preparar outro, ou não tiver outra opção. Afinal não é tão difícil assim preparar alimentosa saudáveis, hoje em dia encontramos frutas e verduras já descascadas e picadas em porções nos supermercados. Não é fácil se alimentar bem, mas também não é tão difícil assim. E é melhor pensar que se você controlar um pouco agora não ficará doente e não precisará fazer as restrições que o hipertenso precisa.

 

Se você já é hipertenso é necessário que controle mais rigorosamente o consumo destes alimentos (enlatados, embutidos e indusrializados) e exclua os temperos prontos, pois eles tem muito mais sódio do que usar somente o sal e ervas para temperar, além de ficar com sabor muito mais agradável.

 

É importante saber que consumimos muito mais sódio do que deveríamos e sem colocar nenhum tempero na dieta (só com o sódio natural dos alimentos) já atingimos nossa necessidade deste nutriente. Então, fique atento, é sempre melhor prevenir do que remediar.

 

E é claro…sempre praticar alguma atividade física aeróbica pra colocar o coração pra trabalhar.

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6 07 2011
Hipertensão Arterial « Nutrição e saúde

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