Leite de vacas criadas em pasto reduz risco de doenças cardiovasculares.

13 04 2011

Estudos indicam que o leite de vacas criadas em pasto tem quantidades maiores de CLA (Ácido Linoleico Conjugado) que as que se alimentam de ração.

CLA é um tipo de gordura que depois de vários processos dentro do organismo se transforma no famoso ômega3 (mais especificamente ômega 3 C24:6). No animal tem duas fontes: 1 – produção por bactérias do rúmem (pasto) e 2 – síntese pela gordura. Nos humanos pode reduzir os riscos de câncer e até mesmo atacar alguma célula cancerígena, mudar a composição corporal com menor síntese de gordura, e diminuir risco de diabetes e doenças cardiovasculares (infaro, aterosclerose, AVC…).

CLA é principalmente encontrado na gordura do leite de vaca e em carnes de animais ruminantes e em menores quantidades em suinos, frango e alguns vegetais.

O Jornal Americano de Nutrição Clinica publicou um estudo onde foi identificado que o consumo diário de leite de vaca nao está assiciado ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pelo contrário perceberam que pode reduzir este risco. Mas são necessários mais estudos já que teve número limitado de amostra.

 

O Leite de vaca que sempre foi visto como vilão merece atenção especial e mais estudos para concluir se o “custo/benefício” realmente compensa, pela alta quantidade de gordura saturada encontrada no leite também. Como ainda não existem esudos conclusivos, nem a quantidade ideal de ingestão diária eu prefiro indicar o leite desnatado a quem precisa dele e o integral pra quem pode.

Nada é proibido. Quando faço uma dieta pra um paciente sempre calculo a quantidade e tipos de gorduras que estou prescrevendo e, se for possível e o paciente prefirir não há necessidade de eliminar o leite integral.

 

 

Fontes:

NUPEL

EUFIC

Jornal Americano de Nutricao Clínica

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: