Dúvida da leitora: Primeira sopa do bebê

2 03 2011

Olá, tenho 25 anos e um filho de 4 meses, gostaria de saber qual a alimentação adeuqda para ele, quando devo dar a primeira papinha, sopinha, suco, enfim a primeira refeição.

Há algum alimento proibido?

Obrigada

M.A. São Paulo

 

Obrigada pela confiança M.A.

Creio que essa é uma dúvida de perturba muitas mamães por ai…

Até os 6 meses de idade o ideal é aleitamento materno exclusivo. Isso significa que o bebe deve receber somente o leite da mãe, sem papinha, água, suco, chás…só o leite materno. E o aleitamento materno deve continuar até pelo menos os 2 anos de idade.

Se caso o aleitamento materno não aconteceu ou foi interrompido deve-se usar uma formula infantil. Mas para saber qual a idela para seu bebê somente consultando um nutricionista, para avaliação mais aprofundada.

A partir dos 6 meses a criança já pode receber alimentos.

Começe com suco de frutas. Escolha uma fruta e ofereça o suco. Na proxima vez escolha outra fruta e assim por diante. Mas sempre com uma fruta somente e sem adicionar açúcar, por isso é mlehor escolher as frutas mais doces.

Quando descobrir quais frutas ele gosta e quais não gosta começe a misturar as frutas, coloque 2, depois 3…Assim você descobrirá quais sabores agradam seu bebê e se por ventura ele tiver alergia de algum alimento você descobrirá com maior facilidade.

Como saber se seu bebê gosta de determinado alimento? Pro bebê é tudo novo, sabores novos, texturas novas e às vezes é necessário oferecer mais de uma vez o alimento. O ideal é oferecer umas 10 vezes…se nas 10 ele desprezar, fazer careta ou qualquer ação parecida é porque ele não gosta e não é necessário forçá-lo a comer. Há outros alimentos com os nutrientes do que ele não gosta, não se preocupe.

Nessa fase você já pode começar a oferecer água também. Sempre filtrada ou fervida e em temperatura ambiente, já que os bebês são mais sensíveis que nós.

É importante também que os horários sejam respeitados e que essa introdução não demore muito mais que algumas semanas. Não precisa ficar meses esperimentando frutas, ok!

Quando seu bebê já estiver familiarizado com os sucos, ofereça papinhas de frutas, por exemplo, banana, maçã, mamão, pera, pêsssego, abacate…sempre lembrando de oferecer primeiro sozinho, depois associar as frutas, até porque ele precisa conhecer o sabor das frutas.

“Um dos problemas enfrentados por mães que ofereceram sempre alimentos misturasdos aos filhos é que eles não conhecem o sabor do alimento e tem medo de experimentar, ou se ele tiver alguma alergia tem que retira todos os alimentos e introduzir um por um até descobrir o alérgeno”

 

Não precisa demorar muito também. Depois do perído das frutas, ofereça as verduras e legumes. Da mesma maneira, primeiro 1, depois associados…é legal também que sejam cozidos e amassadinho, já que o bebê não tem dentes ainda…mas assim que os dentes forem nascendo começe a oferecer pedaços um pouco maiores (que caiba na boca da criança), para ela começar a sentir melhor a textura do alimento.

É extremamene importante que você não coloque muito tempero, como eu já disse a criança é mais sensível que nós. E não precisa de muito sal, nem temperos prontos. Opte por ervas tipo cebolinha, salsinha, alho, cebola e outros, mas sempre em pequena quantidade.

Depois dos vegetais você pode também inserir os cereais (macarrão, pão, arroz…), as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha…) e as carnes(preferindo sempre as mais magras)

O ideal é variar bastante. Algo perceptível hoje é que a maioria das pessoas só comem arroz, feijão, carne de vaca e salada de alface e tomate. Tenho certeza que se você variar a alimentação de seu filho desde cedo e incentivar esse hábito sempre ele irá ser muito mias saldável e poderá desfrutar de todos os nutrientes dos alimentos “desconhecidos”.

Outras dicas importantes são:

– Não oferecer bolacha recheada. Não é proibido, mas deixe que ele descubra o sabor dela daqui alguns anos.

– Iogurtes e afins, devem ser oferecidos apenas após os 2 anos de idade.

– Refrigerantes são desnecessários. Seu filho não conhece o sabor dele e nem precisa conhecer tão cedo. Há estudos que dizem que compostos dos refrigerantes retiram o cálcio dos ossos, prejudicando o crescimento e acarretando em diversas doenças no futuro.

– Não é necessário ainda colocar achocolatado no leite. Se você começar com leite puro a criança vai gostar dele assim.

– Respeite sempre os horários da alimentação. Café da manha, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Se começar a oferecer os alimentos na hora errada se filho se adaptara a eles e dificilmente você conseguirá organizá-los depois.

Optar por hábtos saudáveis desde a infância é a melhor maneira de ser um adulto saudável.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: