Ácido fólico para todas….

1 02 2011

O ácido fólico é uma vitamina muito importante durante a gestação, pois participa da proliferação celular tanto no feto quanto na gestante,  na formação do tubo neural (cérebro e medula espinhal), previne anemia megaloblástica e sua deficiência ainda pode causar aborto espontâneo, hemorragias, pré-eclampsia e retardo do crescimento intra-uterino (RCIU).

A doença no tubo neural pode causar espinha bífida, anencefalia, encefalocele e mal formações. Isso é muito grave…Dependendo da extensão da lesão da medula espinhal, a espinha bífida vem acompanhada de paralisia de membros inferiores, incontinência intestinal e urinária, curvatura da coluna vertebral, pé torto, fraqueza muscular, perdas motoras e sensitivas, luxação de quadril, prejuízos mentais e até a morte.

Grave e preocupante…

Como em alguns casos não é possível prever a gravidez para começar a suplementar e ingerir fontes destas vitaminas é recomendado que TODAS as mulheres em idade reprodutiva ingiram fontes de ácido fólico para que se tenha níveis adequados deste nutriente no corpo.

O recomendado é de 400 a 1000mcg/dia juntamente com a vitamina B12 (recomendação de 1,8 a 2,4mcg/dia dependendo da idade).

Então, segue abaixo alguns alimentos fontes de ácido fólico e vitamina B12 para que você começe desde hoje a se preocupar com seu futuro filho e com você também.

Ácido fólico

Fígado de boi cozido:  211,645mcg/100g

Espinafre cru: 194mcg/100g

Grão-de-bico cozido: 172mcg/100g

Feijão branco cozido: 137mcg/100g

Lentilha cozida: 181mcg/100g

Repolho cru: 43mcg/100g

Leite desnatado: 5,1mcg/100ml

Leite integral: 5mcg/100ml

Abacate: 61,9mcg/100g

Suco de laranja: 30,3mcg/100ml

Vitamina B12

Carne bovina magra: 2,18mcg

Ovo de galinha cozido: 0,8mcg/100g (1 unidade tem em média 45g)

Ovo de codorna: 1,58mcg/100g (1 unidade tem em média 10g)

Leite integral: 0,36mcg/100ml

Leite desnatado: 0,37mcg/100ml

Fígado bovino cozido: 107,717mcg/100g

Camarão cozido: 1,49mcg/100g

Lagosta: 0,93mcg/100g

Vale ressaltar que a recomendação para gestantes é diferente e que esta deve procurar um nutricionista para adequação da dieta e suplementação correta tanto destes quando de outros nutrientes.

 

Fontes: Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia – Sandra M. Chemin S. da Silva e Joana D’Árc Pereira Mura

Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras – Ana Beatriz Vieira Pinheiro

Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional – Profª Dra Sonia Tucunduva Philippi

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