Soja

8 01 2011

Soja, quem nunca ouviu falar desses grão? A famosa soja não é somente popular ela tem o poder de prevenir e cobater diversas doenças, por exemplo as do coração, câncer, osteoporose e alivio dos sintomas da menopausa.

A soja é uma ótima fonte de proteína vegetal podendo até ser chamada de PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO, que consiste na proteína que contém todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o copro não produz, o único aminoácido essencial que falta na soja é a metionina. Por isso não é muito bom substituir, sempre, alimentos de origem vegetal por soja.

***Importancia da metionina: Ela interefer na produção de outros aminoácidos, ajuda a aumentar os niveis de antioxidantes, diminuir os niveis de colesterol e ainda ajuda no tratamento de doenças de fígado e rins.

Eu recomendo que você incula a soja em sua alimentação e não substitua outro alimento por ela, exceto nos casos de necessidade, como acontece na alergia ao leite.

Ela é rica em antioxidantes, ômega 3, ômega 6, isoflavonas. E ainda é fonte de varias vitaminas e minerais como ferro, protássio, vitaminas A, C, E e as do complexo B. É também otima fonte de fibras que ajudam no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e glicose prevenindo a dislipidemia e diabetes.

Agora que você já sabe um alguns benefícios da soja que tal incluí-la em sua alimentação?!?!

Segue abaixo uma receita pratica e saborosa feita com grãos de soja, mas fique atento, essa receita leva também bacon e liguiça calabreza por isso deve ser consumida eventualmente, ok!

Feijão tropeiro de Soja

(baseado em Programa SESI Cozinha Brasil)

Ingredientes:

Soja em grão – 3 xícaras (chá)

Liguiça calabreza – 500g

Bacon – 1 xícara (chá)

Cebola picada – 1 unidade pequena

Alho picado – 2 dentes

Ovo cozido picado – 3 unidades

Farinha de mandioca – 1 xícara (chá)

Sal a gosto

Salsa a gosto

Modo de preparo:

Coloque a soja em água e ferva por 5 minutos. Ecorra e cozinhe em outra água por aproximadamente 20 minutos. Escorra novamente e reserve. Corte a linguica e o bacon em cubos doure, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Junte a soja, os ovos e a farinha de mandica e misture bem. Verifique o sal e salpique a salsa.

Essa é uma receita deliciosa que pode acompanhar um churrasco, por exemplo.

Vale a pena experimentar.


Ações

Information

2 responses

11 01 2011
Claudia Virgilio

Hummmm……parece ficar muito bom!
Vou fazer certeza!
Obrigada pela receita e parabéns pelo blog!!!
Um Beijo,
Cláudia

8 02 2011
Juliana Nascimento

Com certeza fica muito bom,eu já fiz e adorei…

Beijo

Deixe um comentário