Benefícios do gengibre

22 07 2010

O gengibre tem sido apreciado como um ingrediente em remédios herbáceos por 4.000 anos: uma linhagem suprema. Ele foi tradicionalmente utilizado como um tratamento de calor para calfrios e também para digestão e flatulência, assim como uma maneira de restaurar o vigor sexual masculino.

Hoje não é diferente. o gengibre tem propriedades terapêuticas e pode atuar como antiemético (ajuda e evita náuseas e vômito), Antiespamódico (reduz os espasmos involuntários nos músculos), Carminativo (alivia indigestão e faltulência), Anti-séptico (controla ou evita infecção bacteriana), Estimulante circulatório (melhora o fluxo sanguíneo), Diaforético (aumenta a transpiração), Expectorante (favorece a expectoração), Vasodilatador periférico (dilata as veias sanguíneas nas extremidades, melhorando a circulação).

Veja algumas receitas para utilizar o gengibre:

Artrite: O gengibre possui propriedades antiinflamatórias e, deste modo, pode trazer alívio para os que sofrem de artrite. Faça uma massagem com gengibre ou coloque uma compressa quente na área afetada. Ingerir também ajuda.

Catarro: Para aliviar o catarro, tome uma decocção* de gengibre.

Resfriados e calafrios: Para aquecer o corpo e propocionar alívio dos resfriados e calafrios, tome uma decocção* de gengibre. Para o remédio mais tradicional acrescente 1 colher de chá de gengibre fresco ralado a uma xícara de água quente; deixe-a en infusão por 10 minutos e então acrescente o suco de meio limão e 1 colher de chá de mel.

Diarréia: Tome uma xícara de chá** de gengibre quente ou aplique uma compressa quente de gengibre.

Calafrios febris: Tome uma xícara de decocção* de gengibre para aquecer o corpo, se você estiver sofrendo calafrios febris. Alternativamente aplique uma compressa quente de gengibre na testa ou no peito.

Enxaqueca: Para aliviar a enxaqueca, tome uma decoção* de gengibre quente ou esfregue um pouco de óleo para massagem de gengibre nas têmporas.

Náuseas e vômitos: Tome uma xícara de chá** de gengobre. Cápsulas de gengibre tambpem podem ser tomadas para aliviar enjôos nas viagens.

Cólica mesntrual: Beber chá** de gengibre amenizará algumas das dores associadas com as cólicas mestruais.

Problemas de garganta: Se você tem dor de garganta, beba uma xpicara de chá** de gengibre quente com mel

Gravidez e amamentação

Gestantes e mulheres que estão amamentando devem tomar cuidao ao utilizar remédios herbáceos sob qualquer forma, pois eles podem afetar a criança no útero adversamente, o fornecimento de leite materno e certamente passará para a criança através d leite.

* Decocção: Essa é a técnica para extrair sabores da partes mais lenhosas de uma planta, icluindo raízes como o gengibre.  Uma decoração precisa ser utilizada no mesmo dia em que você a prepara.

Coloque 30g de gengibre fatiado e 2 xícara de água fria em uma panela que não seja de alumínio. Comoque no fogo até frever e deixe fervendo por 15 a 29 minutos até que o volume tenha reduzido por um terço. Coe com peneira. Acrescente mel ou canela para dar sabor.

** Chá: Coloque 85g de genibre fatiado fresco em um bule de chá. Despeje 2 xícaras de água recentemete fervida e coloque tampa no bule para evitar que os ingredientes aromáticos escapem. DEixe o gengibre em infusão por 15 minutos. Então coe o líquido com uma peneira diretamente em uma xícara para consumo imediato, ou em um jarro, se você deseja bebê-lo mais tarde. Mantenha o restante na geladeira para que seja reaquecido ou bebido frio, como você preferir. Essas quantidades dornecem três doses, um único suprimento diário.

Para uma única xícara use 3 colheres de chá de gengibre ralado para 1 xícara de água fervente.

Se presistirem os sitomas um médico deve ser consultado.

Receita especial

Biscoito de gengibre

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

100g de mateiga

2 colheres (chá) de gengibre em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 ovo batido

4 colheres (sopa) de mel

1 xícara (chá) de açucar mascavo

manteiga e farinha, o quanto baste para untar

Modo de preparo:

  • Coloque a manteiga, o açucar e o mel numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter. Mexa bem até qeu toda a mistura tenha derretido.
  • Coloque a farinha de trigo e o gengibre e o bicarbonato peneirados, num recipiente.
  • Acrescente a calda derretida e o ovo batido no recipente com a farinha. Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme.
  • Embrulhe a massa em filme plástico. Não se preocupe com a consistência da massa, pois a princípio ela fica muito mole. Leve a massa à geladeira por 12 horas pu até que fique dura.
  • Ligue o forno em temperatira média (180°C)
  • Polvilhe uma superfície lisa com bastante farinha de trigo. Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 0,5 cm. Corte a maassa com cortadores de formatos variados. Se você não tiver nenhum, use a boca de um copo.
  • Unte uma assadeira com manteiga e farinha. Distribua os biscoitos na assadeira, deixarndo uma margem de 2cm enter eles. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até os bicoitos começarem a dourar. Retire os fiscoitos do forno e espere esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula.
  • Se preferir, enfeite os biscoitos com glacê. Conserve em recipiente fechado, em local seco e arejado.

Ingredientes do glacê:

1 clara de ovo

Açúcar para confeiteiro, o quanto baste

Corante alimentício em cores variádas

Anúncios

Ações

Information

2 responses

24 10 2012
Sol Mendonça

Tomei o chá de gengibre por 1 mês e, além de emagrecer 5 kg tive outros benefícios: diminuição das dores nas pernas devido má circulação e varizes e também as cólicas desapareceram.

7 11 2012
Juliana Nascimento

Olá,
Que ótimo… Parabéns. O Gengibre é realmente incrível…
E não é só o chá.. inclua ele em sua alimentação, como tempero de carnes e legumes, ingrediente para bolos de frutas.. Temos muitas maneiras de utilizar o gengibre. Ele é ótimo mesmo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: