Pirâmide dos aimentos

15 07 2010

Nada melhor que a PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS para explicar como deve ser uma alimentaão saudável.

A pirâmide mostra a quatidade de cada grupo de alimentos que devem ser ingeridos durante o dia, sendo a base os de maior necessidade e os do topo aqueles que devem ser ingerido com moderação.

Começando pela base, encontramos os exercícios físicos e controle de peso, que antes não estavam na pirâmide, mas hoje são vstos como parcela essencial para manejo da saúde. É importante que exercícios físicos sejam praticados de acordo com a sua necessidade, por isso é importante procurar um educador físico para auxiliar quanto à tempo, intensidade e horário dos treinos.

Logo acima, estão óleos vegetais e cereais integrais. As boas – insaturadas – são gorduras líquidas, procedentes do reino vegetal e geralmente saudáveis. Estão presentes em óleos vegetais, azeite, abacate, sementes (de girassol, de abóbora, gergelim, linhaça etc.), frutos oleaginosos (castanhas, avelã, amêndoa etc.), peixes gordurosos, óleo de peixes de água fria, Omega 3 e 6. Estas fazem bem para o nosso organismo, pois têm a função de limpá-lo, deixando-o livre de gorduras ruins. Além disso, são antiinflamatórias e algumas ainda aumentam o colesterol bom (HDL). Mas fique atento também possuem bastante calorias.

Veja o gráfico a seguir, disponível no site do INMETRO, que fez uma pesquisa comparando alguns tipos de óleos.

 

De acordo com os resultados das análises em óleos, podemos concluir que:

Óleo de canola obteve os melhores resultados em todos os teores analisados, possuindo o menor teor de gordura saturada, que pode ocasionar aumento do colesterol e os maiores teores de gordura monoinsaturada e ômega 3, que atuam absorvendo gordura e melhorando a taxa de colesterol.

A vantagem do óleo de soja em relação aos óleos de girassol e milho é o teor mais alto de ômega 3, o que compensa o teor de gordura saturada que é o maior entre os óleos.

O óleo de girassol, devido ao menor teor de gordura saturada, é melhor que o óleo de milho que possuindo maior teor pode contribuir para o aumento da taxa de colesterol.

OBS: O azeite de oliva extra virgem deve ser usado sempre cru. O aquecimento destrói os nutrientes e os transforma em gorduras saturadas.

Quanto aos cereias integrais, eles são melhores pois possuem fibras que são excelentes estimulantes das paredes intestinais, favorecendo o movimento do intestino e contribuindo contra a prisão de ventre. Além disso, a fibra previne o câncer de cólon, ajuda na redução do colesterol e no controle dos níveis de glicose sanguínea (glicemia). Os cereais devem ser consumidos 6 vezes por dia.

Depois estão as frutas, verduras e vegetais. Estes devem ser consumidos em abundância, mas é importante ter cuidado com algumas frutas que contém quantidade significativa de carboidratos e por isso bastante calorias, por exemplo, a manga. São importantes pois possuem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, absorção e metabolismo de macronutrientes (proteína, carboidrato e gorduras) e ainda são ricos em fibras como os cerais integrais.

Os legumes e leguminosas estão logo a cima e, apesar de bastante saudáveis por conterem vitaminas e minerais (assim como as frutas, verduras e vegetais) devem ser consumidos de1 a 3 vezes por dia, pois são fonte de carboidrato, o aumenta as calorias, e são, geralmente, cozidos fazendo com que parte das vitaminas se percam.

Peixes, aves e ovos devem ser ingeridos até duas vezes por dia, fontes principais de proteína (importantes para a formação da pele, cabelos e órgãos, também são formaoras de anticorpos). Estes possuem menor quantidade de “gordura ruim” e maior de “gordura boa”.

Depois laticíneos e suplementos de cálcio, que além de boas fontes de proteína ainda contém o cácio, importantíssimo para formação e manutenção de ossos e dentes. A falta deste mineral pode causar osteoporose e te fazer usar dentadura. O cálcio é absorvido com presença de vitamina D, obtida pela exposição ao sol (nos horários adequados) e em menor quantidade em alimentos.

E finalmente, no topo da pirâmide carne vermelha, manteiga, cerais simples e doces. Estes devem ser consumidos com moderação. A carne e a manteiga por conterem grande quantidade de gorduras saturadas, inimigas do coração e, os cereias simples e doces por serem também bastante calóricos.

Uma alimentação balanceada é essencial para ter qualidade de vida.

Pense nisso…E mude seus hábitos alimentares.

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