Arroz branco ou integral? OS DOIS!!!

13 09 2011

Arroz integral

Essa é uma dúvida freqüente e com a mídia enchendo a bola do arroz integral muitas pessoas optam por ele sem saber o que está ganhando ou perdendo. Não sou radical a ponto de proibir um ou outro, acredito que é possível usar os dois e aproveitar o que cada um tem de melhor.

Quando comparamos as quantidades de nutrientes do arroz branco e do arroz integral crus o integral supera em muitos aspectos o branco já que o branco passa por processamentos que reduzem seus nutrientes, mas como o integral demora mais tempo para cozinhar e por isso fica mais tempo recebendo calor ele também perde muitos nutrientes, então comparando o arroz branco e o integral cozidos temos um equilíbrio e é esse equilíbrio que deve acompanhar seu cardápio.

Vamos entender as diferenças entre o arroz branco e o integral:

Se você tiver prática o arroz branco pode ficar pronto em 15 ou 20 minutos enquanto que o integral demora cerca de 40 para ficar totalmente cozido (é nesse tempo que eu disse que o arroz integral perde mais nutrientes). Mas o arroz branco também perde bastante no processo de refinamento. Se você analisar a tabela abaixo verá que o que um perde o outro compensa.

Eu gosto de indicar sempre os dois, acho interessante que a pessoa varie nas preparações e, porque não no tipo de arroz!?!? Você pode dividir a semana em 2 partes, segunda, quarta e sexta arroz integral, terça, quinta e sábado arroz branco e no domingo a clássica macarronada. Assim você evita de ficar enjoada de qualquer um dos tipos.

É interessante também procurar receitas novas para os dois tipos. Arroz com milho, arroz colorido (milho, vagem e cenoura), Arroz com beterraba, Arroz com frango, Arroz com carne de vaca, Arroz com lingüiça, Arroz de forno, Arroz com queijo, Arroz com cebolinha, Risotos, Arroz com peixe, Baião de dois e de três…. enfim… use a criatividade e faça o seu arroz mais saudável.

Outra dica importantíssima é ingerir arroz com feijão, sempre na proporção 2:1 (2 porções de arroz para 1 de feijão), essa combinação perfeita garante uma proteína mais completa no seu prato. E claro não se esqueça das carnes (de preferência as magras) e uma saladinha crua e outra cozida.

Tenho certeza que assim você aproveitará o melhor de cada arroz e ainda terá pratos diferentes todos os dias.

Veja você mesmo a diferença de nutrientes:

About these ads

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 126 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: